Papa nomeia novo arcebispo para Curitiba e bispo auxiliar para Porto Alegre

Curitiba, 07 Jan. 15 / 10:10 am (ACI) – Nesta quarta-feira, 7 de janeiro, a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou duas decisões do Papa Francisco: nomear Dom José Antônio Peruzzo como arcebispo de Curitiba (PR), e Padre Leomar Antônio Brustolin como bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre (RS). Dom José será transferido Diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR) e o sacerdote deixará a função de pároco da Catedral da Diocese de Caxias do Sul (RS).

“Dom José sabe conduzir os corações para serem discípulos de Jesus, para responderem ao Amor do Pai. A Arquidiocese de Curitiba ganhou uma grande pessoa, um grande pastor que tem uma capacidade científica, bíblica e intelectual de levar as pessoas ao segmento de Cristo e ao testemunho”, destacou o bispo auxiliar de Curitiba, Dom Rafael Biernaski, no vídeo disponibilizado pelo site da arquidiocese.

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, em pronunciamento na Rádio Aliança, afirmou: “Padre Leomar Antônio Brustolin vem para nos ajudar na condução da Arquidiocese de Porto Alegre. Agradecemos ao Papa Francisco que atendeu nosso pedido de contar com mais um bispo em nossa arquidiocese”.

A Ordenação Episcopal do Monsenhor Leomar Brustolin está marcada para o dia 25 de março, na Catedral Santa Teresa de Caxias do Sul. A apresentação na Arquidiocese de Porto Alegre acontecerá no dia 02 de abril, Quinta-feira Santa, às 9h, na Missa dos Santos Óleos.

Dom José Peruzzo

Dom José Antônio Peruzzo é natural de Cascavel (PR). Foi nomeado bispo de Palmas-Francisco Beltrão pelo Papa Bento XVI, em 24 de agosto de 2005. Ele tem como lema episcopal “Fazei discípulos… Ensinai”. Possui mestrado em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico e doutorado pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. Atualmente, Dom José Peruzzo exerce a função de bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB.

Bispo nomeado

Padre Leomar Antônio Brustolin tem 47 anos, foi ordenado sacerdote no dia 20 de dezembro de 1992. É atual pároco da Catedral de Caxias do Sul. Até a sua ordenação, o presbítero passará a ser chamado de Monsenhor. O sacerdote é natural de Caxias do Sul, nasceu em 15 de agosto de 1967. Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Possui livros publicados nas áreas da Escatologia, Mariologia, Catequese e Pastoral

Em sua trajetória sacerdotal, dedicou-se à assessoria teológico-pastoral e catequética em diversas dioceses do Brasil. No período de 2013 e 2014 participou da Comissão do Tema Central da 51ª Assembleia Geral da CNBB – “Comunidade de Comunidades, uma nova paróquia”. Padre Leomar foi vigário da Paróquia Teresa e da Catedral Diocesana de Caxias do Sul de 1992 a 2001.

Desde 1993, estava como diretor do Curso de Teologia para Leigos da diocese de Caxias do Sul. Coordenou e lecionou nos cursos de pós-graduação em Ensino Religioso e Teologia Pastoral na Universidade de Caxias do Sul. Desde 2005, atua como professor na Faculdade de Teologia (PUC-RS), onde é coordenador do Programa de Pós-graduação em Teologia.  Realiza pesquisas e ensino nas disciplinas de Antropologia Teológica, Moral Social, Pastoral Catequética e Pastoral Urbana.

Fonte:http://www.acidigital.com/noticias/papa-nomeia-novo-arcebispo-para-curitiba-e-bispo-auxiliar-para-porto-alegre-27564/

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: