Bento XVI participará do Consistório deste sábado para a criação de 20 novos Cardeais

VATICANO, 13 Fev. 15 / 02:48 pm (ACI/EWTN Noticias) – O Papa Emérito Bento XVI participará na manhã do sábado no Consistório para a criação de 20 novos Cardeais, conforme confirmou hoje a Santa Sé. Como já aconteceu em fevereiro de 2014, o Sumo Pontífice Emérito aceitou novamente o convite do Papa Francisco para acompanhar os novos cardeais que receberão o barrete cardinalício das mãos do Santo Padre.

Reforma da Cúria

A Santa Sé também informou que a reunião do Colégio Cardinalício continuou na tarde de ontem na Sala Nova do Sínodo com a presença de 165 cardeais. Nela se falou sobre a reforma da cúria que busca a sua simplificação e também que seja mais eficaz.  Os cardeais escutaram novos detalhes dos trabalhos do Conselho instituído pelo Papa Francisco para ajudar-lhe nesta e noutras tarefas.

O porta-voz da Santa Sé, o Padre Federico Lombardi informou aos meios de comunicação que a relação entre a Cúria Romana e as Igrejas locais esteve entre os temas que foram discutidos. Destacou-se a importância do serviço da Santa Sé para com as Igrejas que estão enfraquecidas em alguns países. Neste ponto, falou-se da “subsidiariedade” como resposta à descentralização da Cúria, ou seja, dotá-la de uma maior universalidade.

Com relação a isso, também conversou-se sobre a necessidade de expressar de maneira adequada o sentido de comunhão entre os membros da Cúria e dos dicastérios, para isso, houve a proposta de realizar mais reuniões e melhorar a comunicação. Por outro lado, os cardeais falaram de quem será o encarregado das relações com as organizações internacionais. Tarefa que, segundo o Padre Lombardi, seria da Secretaria de Estado junto aos dicastérios competentes para os temas que se tenham que enfrentar.

Nesta sessão, tratou-se de novo sobre a responsabilidade dos leigos e das mulheres, sobretudo, de sua presença em cargos de responsabilidade na Cúria. O Padre Lombardi também indicou que na Constituição Apostólica Pastor Bonus há aspectos e elementos muito positivos e importantes que não se perderão na nova Constituição que regerá o funcionamento da Cúria Romana, mas serão levados em consideração.

Por sua vez, houve consenso entre os cardeais sobre a possibilidade de colocar em prática gradualmente diversas medidas de reforma para que se vá testando a sua eficácia.

Finanças do Vaticano e proteção de menores

Na manhã da sexta-feira, estiveram presentes 164 cardeais que conversaram na maior parte do tempo sobre os assuntos econômicos. Dentre os cardeais que expuseram as suas ideias estavam o Cardeal George Pell, Prefeito da Secretaria Econômica da Santa Sé, assim como o Vice Coordenador maltês Joseph Zahra e o Presidente do IOR ou Banco Vaticano, o francês Jean-Baptiste de Franssu.

Depois de informar sobre os trabalhos realizados até agora, falou-se sobre o trabalho que será feito nos próximos meses e da necessidade de continuar com a transparência. Na tarde, o Arcebispo de Boston, Cardeal Sean O’Malley, membro do Conselho que assessora o Santo Padre e máximo responsável pela Comissão para a Proteção de Menores, explicou o trabalho que realiza este organismo de acordo com as diretrizes expostas pelo Papa Francisco.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: